terça-feira, 6 de novembro de 2012

Importância da tecnologia na Educação Infantil

         A sociedade está, cada vez mais, sofrendo mudanças, principalmente no que diz respeito às formas de conduzir a interação social entre as pessoas. É nesse contexto que as crianças hoje estão inseridas e, por esse motivo, o papel da escola de Educação Infantil está sendo alvo de muitas exigências para o atendimento às demandas atuais.
       Considerando a perspectiva de formação integral do sujeito atribuída à Educação Infantil, torna-se realmente necessário pensar e agir de forma que as crianças não fiquem alheias às novidades do mundo. Isso porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã e para fazer parte da sociedade como cidadãs que exigem seus direitos e cumprem seus deveres a escola precisa proporcionar, a elas, uma formação baseada na reflexão e na crítica de tudo o que veem e vivem.
        É relevante pensar o quanto as tecnologias contribuem para a sociedade em todos os âmbitos da mesma. Mas, a escola precisa, também, permitir que as crianças compreendam que há formas de mau uso da informática no mundo, de forma tal que viola, prejudica a vida em sociedade. 
     Outro aspecto relevante para uso das tecnologias na escola é o de elas se tornarem um aliado no processo de ensino-aprendizagem quando bem utilizadas. A escola deve fazer uso das tecnologias de maneira a proporcionar que os alunos construam o conhecimento, esquecendo a ideia de que o computador deve ser usado como uma ferramenta instrutiva. As crianças devem ser levadas a pensar sobre o que estão fazendo, por que estão fazendo e para que estão fazendo, criando, assim, um ambiente de aprendizagem significativa para elas. 
     O professor deve ser o mediador desse processo e, por isso mesmo, é quem precisa preparar e estudar previamente aquilo que será usado com seus alunos. Deve atentar-se para as especificidades que possui na sua turma tentando, sempre, atendê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário