terça-feira, 11 de setembro de 2012

Avaliação de Jogo Educativo: Figuras Geométricas do Site Universoneo
LINK: http://www.universoneo.com.br/site/jogos_educacao_infantil
Observação: É importante que o professor faça a leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- Matemática. Tal documento poderá auxiliá-lo nas considerações necessárias às crianças com a faixa etária de 4 anos, que aqui foi escolhida para o uso do jogo.

1- Interação Aluno-Jogo-Professor:

O jogo é interessante para a consolidação da aprendizagem das crianças sobre as cores e formas. Permite que elas identifiquem as formas entre várias delas. Ao inserir as cores, a partir das legendas estabelecidas, as crianças podem se avaliar no sentido de confirmar se realmente apreenderam o conteúdo (cores e formas).  Em relação à motivação, tal jogo permite que a criança erre, mas é finalizado somente quando a criança acerta tudo, colocando uma mensagem a parabenizando e a incentivando a recomeçar o jogo. O jogo é atrativo e colorido, e a tela pode ser aumentada caso o professor perceba alguma dificuldade para a criança interagir. Ele não possui sonoridade, e isso seria um aspecto facilitador para a criança agir com maior autonomia. O jogo permite a interação entre o aluno e o professor, já que, exige que o professor leia as instruções do jogo para a criança, exige que ensine à criança a necessidade de clicar na cor que deseja para, em seguida, clicar na forma geométrica. Exige que o professor acompanhe o aluno para, ao final, fazer a leitura do resultado para a criança.  Para fazer uso do jogo, a criança precisará usar o mouse, uma ferramenta importante, mas que deve ser ensinada para ser usada, principalmente pelo fato de necessitar o click do botão esquerdo. Tal orientação deve partir do professor. O jogo é constituído por formas geométricas adequadas à faixa etária, já que essas são trabalhadas, geralmente, no Maternal. O professor deverá realizar atividades com as formas geométricas e as cores em questão em algum momento em sala (ou em outro espaço) caso perceba alguma dificuldade durante a exploração do jogo pelas crianças. 

2- Fundamentação Pedagógica:

O jogo exige que o professor tenha trabalhado ou trabalhe posteriormente com as crianças as formas geométricas e as cores. Exige, também, que o professor ensine as crianças a maneira correta para o uso do mouse que, nesse jogo, é de grande importância. A abordagem de tal jogo é tradicional, voltada para a memorização. Por isso o professor deve estudá-lo antes para verificar a coerência entre o jogo e o tipo de trabalho que o professor desenvolve.
 
3-Programação:

O jogo é claro nos seus comandos e fácil de ser usado.

4- Conteúdo


Os conteúdos do jogo possuem um caráter instrucional, na medida em que o mesmo exige que as crianças respondam ao comando de preenchimento das formas com as cores. No que se refere ao conteúdo, mais uma vez, se o professor recorrer ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil-Matemática, ele verificará a pertinência desse trabalho com as crianças. São conteúdos que, ao se misturarem, não dificultam o aprendizado da criança. Se bem preparado, o professor somente irá facilitar o envolvimento das crianças com os mesmos. 

Dica da vez:  Antes de fazer uso de qualquer jogo ou software com os alunos, faça uma análise prévia para verificar a partinência de seu uso.Verifique a sonoridade, a linguagem que é utilizada no jogo, seu layout, etc.


2 comentários:

  1. Lembrar dos Referencias na hora de realizar análise de qualquer recurso didático é mesmo fundamental. Boa dica, Ana Paula!
    A propósito: boa avaliação a que você realiza do jogo de Figuras Geométricas.
    Abraços.

    ResponderExcluir