terça-feira, 16 de outubro de 2012

Proposta de atividade para Educação Infantil de Matemática. 

Faixa Etária: 4 e 5 anos de idade - 1ºPeríodo.

Conteúdo: Matemática- Grande/Pequeno; Maior/Menor

Objetivos: 
  • Compreender os conceitos dos opostos: grande/Pequeno, Maior/Menor;
  • Diferenciar grande/pequeno, maior/menor;
  • Comparar e refletir sobre as grandezas. 
  • Aguçar o raciocínio lógico;
  • Usar o computador como ferramenta de aprendizagem.
Materiais: Revistas, jornais, objetos da mesma classe grande e pequeno (ex.: bola, balde, urso, roupa, etc.), o jogo Medidas e Grandezas do site Smatkids, o computador, dois cestos, tintas, recipientes retangulares e planos, folhas de papel ofício A3 e A4, lápis, giz de cera e canetinhas.

Atividades:

1º Momento:  O professor levará para turma diversas revistas e jornais. Solicitará que as crianças, na roda, procurem e selecionem objetos ou coisas que identificam como pequenas e como grandes. Ainda na rodinha, o professor levantará questões que façam as crianças refletirem sobre os tamanhos das imagens se comparadas com as selecionadas pelo colega e tentar levar a discussão para a vida real. Ex.: O rato é maior ou menor que o Elefante?; A maçã é maior ou menor que uma uva?; A professora é grande ou pequena em relação a vocês, alunos?; entre muitas outras questões.
 

2º Momento: O professor apresentará às crianças 2 objetos da mesma classe, sendo um grande e um pequeno, atentando-se para que a diferença seja perceptível. Indagará, uma criança por vez, se o objeto que está em destaque é grande ou pequeno em relação ao outro, e também se é maior ou menor.

 

3º Momento:  Levar as crianças até ao laboratório de informática da escola e propor o jogo Grandezas e Medidas do site Smartkids, de forma que as crianças manipulem o jogo confirmando os saberes adquiridos até o momento. Para visualizar o jogo acesse Smartkids.

4º Momento: Criar, em algum espaço amplo da escola, uma pequena gincana com as crianças. Dividir a turma em dois grupos. Os momentos da gincana serão os seguintes:

  • Separação de materiais grandes e pequenos em cestos distintos (cronometrar 2 min.);
  •  Pintura do maior pé de cada grupo. Os grupos terão 4 minutos para retirarem os calçados, fazerem a medição entre eles e identificar o maior pé do grupo para, em seguida, pintarem em uma folha A3. A tinta deverá estar disposta em um recipiente raso e plano para facilitar o posicionamento do pé. Em seguida fazer as devidas comparações para verificar se a equipe acertou.
  •  Cada equipe terá 3 minutos para se colocarem em ordem de tamanhos de forma crescente.
5º Momento: Em sala, o professor pedirá que as crianças representem por desenhos em uma folha de papel ofício A4 objetos que tem na sala que é grande. E em outra folha, em um outro momento, pedirá que as crianças desenhem objetos que tem na sala que pequeno. À medida que a criança desenha o professor deve fazer a anotação do que é no próprio desenho da criança.


Avaliação: A Avaliação se dará durante todo o processo a partir das observações do professor e de suas anotações sobre cada criança. Deverá ser avaliado o alcance dos objetivos e a participação e interesse das crianças durante as atividades propostas. 


Um comentário:

  1. Ótima proposta. Ana,vejo que você compreendeu com clareza a importância de articular a informática às demais atividades realizadas em sala. Afinal, conforme discutimos, esse é um recurso de fundamental importância quando bem utilizado.
    Desejo que nossas conversas em sala possam contribuir de fato com sua formação!
    Abs,
    Vanessa

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