terça-feira, 2 de outubro de 2012

Proposta Didático-Pedagógica a partir de uma visita ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG


Foto: Eugênio Sávio
Uma vitrine viva da biodiversidade do Brasil: 600 mil m² de área verde, com os mais significativos exemplares da nossa fauna e flora. O espaço abriga exposições permanentes e temporárias sobre arte, cultura e ciências, além do Presépio do Pipiripau.
Endereço: Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Leste
Telefone: 31 3461-4204
Título da Proposta: "Informaticiências"
Objetivo da Proposta: conhecer e registrar os elementos constitutivos da fauna e flora identificados no Museu através do uso da tecnologia.
 
Sugestão de Proposta:  Ao propor uma visita ao respectivo museu, o professor tem um leque de possibilidades para trabalhar com crianças entre a faixa etária de 5-6 anos. O trabalho deve se centrar na interdisciplinaridade entre a Informática e a disciplina de Ciências. Em um primeiro momento, deve fazer um uso exploratório, em sala ou no laboratório de informática, do site do museu. Enviar para o pais e familiares das crianças a tarefa de, junto a elas, explorar mais o site em casa.
Esse site apresenta uma riqueza de fotografias dos acervos que as crianças irão encontrar no dia da visita. Se possível, o professor pode projetar as imagens do site para ampliar a visualização pelas crianças. Durante a visita, o professor deve permitir, dentro das possibilidades que o espaço oferece, que as crianças interajam com o ambiente, esclarecendo dúvidas e argumentando a partir de suas ideias. Permitir às crianças uma visita que explore os seguintes espaços:  a) Trilhas; b) Fauna; c) Flora; d) Viveiros de Mudas e Estufas; e) Lagos e Nascentes. OBS.: Durante toda a visita o professor deve registrar com fotos os momentos vividos pelas crianças. Os momentos pós-visita o professor deverá levar as fotografias para sala e, a partir de uma roda de conversa, relembrar os momentos, os locais, os elementos que encontraram. Em um segundo momento, o professor poderá trabalhar, separadamente, a flora e a fauna, explorando as especificidades de cada uma, tais como: as características, o local onde podem ser encontradas fora do museu, as necessidades para se desenvolverem, entre muitas outras. Para enriquecer o trabalho, pode sortear na sala um grupo para a flora e outro para a fauna, e solicitar que as crianças façam uma pesquisa simples junto aos pais e/ou responsáveis, sobre o tema de sua responsabilidade para levar para a aula seguinte. Durante esta próxima aula o professor deve pedir que as crianças socializem as informações obtidas e construam um portfólio com o título da proposta.
Como poderá ser construído o portfólio:  O professor levará para a sala folhas de papel ofício A3 e solicitar que as crianças colem as fotografias na ordem que desejaram deixando um espaço para a transcrição das informações que foram socializadas. Tal transcrição deverá ser realizada pelo professor, se as crianças ainda não tiverem nesse processo. A cada fotografia, registra-se as informações. O portifólio das crianças deve ser exposto para toda a comunidade escolar.

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