terça-feira, 9 de outubro de 2012

Proposta didática de Língua Portuguesa para crianças do 2º Período.

Objetivos:
Conhecer as vogais;
Identificar as vogais em jornais e revistas;
Reconhecer as vogais;
Selecionar a vogal exigida em cada momento;
 Aprender a traçar a vogal.
Duração da Proposta: 8 meses
Conteúdos: Vogais

Atividades:
1º Momento: Assentar com as crianças na rodinha e investigar se as mesmas conhecem as vogais, quais conhecem. Levar revistas e jornais para a roda e solicitar que, individualmente, localizem e recortem as vogais que conhecem.

2º Momento: Permitir que as crianças apresentem ao grupo as vogais que encontraram e, nesse momento, o professor deve observar os acertos e os erros em relação às vogais.

3º Momento: Trabalhar as vogais individualmente. Primeiro com materiais concretos. Ex.: Desenhar com fita crepe no chão para que as crianças explorem com as mãos ou caminhando por cima delas. Outra opção é desenhar a vogal com tampinhas e retirar peças para que a criança, gradativamente, vá identificando a vogal que está sendo formada.
 
Observação: Todas em caixa alta.

4º Momento: Levar para as crianças, diversas imagens de revistas, jornais, da internet, etc., dividir a turma em 2 grandes grupos. Um grupo ficará responsável em localizar imagens iniciadas com a vogal A de uma categoria (animal ou fruta, etc.) ,  o outro grupo ficará responsável em localizar outra categoria (comida, roupa, etc.) também com a vogal A, já que, o trabalho será feito com uma vogal a cada vez. Orientar as crianças para colarem o que encontrarem em uma cartolina entregue a cada grupo. Em seguida, socializar os resultados na rodinha.

5º Momento: Levar as crianças ao laboratório de informática e apresentar "O jogo das Vogais" do site SmartKids para as crinças. O professor deve perceber se as crianças estão realmente identificando as letras aprendidas em sala. Retirar dúvidas das crianças no momento em que estiverem jogando.




Observação: Todos os procedimentos acima servirão para o trabalho com cada vogal no seu devido tempo. Deve-se passar para a próxima quando o professor confirmar que a vogal em estudo foi aprendida.

6º Momento: Levar para as crianças atividades com as vogais para que elas passem por cima de diversas maneiras. Ex.: traçar com lápis, com giz de cera, traçar com cola colorida, colocar papel picado por cima do traço, etc.


Avaliação: A avaliação deverá se dar de forma processual, atentando-se para a aprendizagem dos conceitos pelas crianças, no sentido de, posteriormente, conseguirem identificar as vogais em outros contextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário